Publicidade

Festa em louvor ao Sr. Bom Jesus dos Passos, N. Sra dos Navegantes e São Benedito

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Procissão terrestre
Filarmônica da ilha de Bom Jesus dos Passos

Festa em louvor  ao Sr. Bom Jesus dos Passos,  N. Sra dos Navegantes e São Benedito
“  Existe um duplo aspecto no mistério pascal: pela sua morte, Cristo libertou-nos do pecado, pela sua Ressurreição, abre-nos o acesso a uma nova vida”
                                                                                        Catecismo da Igreja Católica 654
Durante 12 dias a ilha de Bom Jesus dos Passos viveu momentos de louvor e adoração. De 28/12/12 a 05/01/2013 a comunidade participou das novenas e da Procissão Marítima que traz a imagem de N. Senhora do Navegantes para um encontro com o Sr. Bom Jesus dos Passos, na Ilha do próprio nome. O ápice da festa se realizou dia 06/01 com a Missa festiva e procissão terrestre que deu a volta na ilha carregando a imagem do Padroeiro, N. Sra. dos Navegantes, São Beneditos e demais Santos e Mártires. Na segunda dia 07/01, foi a vez da Missa e procissão terrestre em veneração a N. Sra. dos Navegantes e finalmente na terça-feira, dia 08/01, houve a Missa e procissão de São Benedito, sendo os festejos  finalizados  com a “subida” da imagem de Sr. Bom Jesus dos Passos para o seu nincho.
Em uma verdadeira profissão de fé, a comunidade católica da Ilha de Bom Jesus dos Passos participou e celebrou os festejos em louvor ao seu Padroeiro. Durante três dias,  a comunidade demonstrou seu amor e sua fé em Jesus Cristo, representado pela imagem do Sr. Bom Jesus dos Passos e demonstrou que cada um é acolhido  por Ele  e pode se deixar transformar pelo Espírito Santo. E que também  a Virgem Maria, Mãe do nosso Redentor é também verdadeiramente  Mãe de todos nós e por isso merece toda a nossa veneração junto a São Benedito  que de forma humilde se consagrou a servir a Deus.
Durante todo o ano de 2012, a comunidade se organizou e se preparou para realizar a festa comemorativa dos 250 anos da chegada da imagem do padroeiro a ilha. Por se tratar de um trabalho de doação, amor e fé,  todo ano durante os festejos de louvor,  escolhe-se os representes que ficam responsáveis pela organização do evento. Para o ano de 2013 as equipes foram assim distribuídas; a festa de Sr. Bom Jesus dos Passos ficou sob a responsabilidade da Equipe de Liturgia e Canto da Igreja, a festa de N. Sra. dos Navegantes ficou  a cargo da Irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos e a de São Benedito, ficou sob a responsabilidade do Apostolado da Oração.
Foi um árduo trabalho, pois além do ápice do evento, a comunidade também se doou em prol da reforma da Igreja que requereu além do amor e da fé, muita doação de tempo e dedicação por parte da comunidade. Ao final, tudo saiu de forma surpreendente, pois a restauração da Igreja encantou a todos os fieis que a receberam de volta em sua originalidade.
Também esse ano, após décadas, utilizando os serviços de filarmônicas de ilhas vizinhas a comunidade de Bom Jesus, com a ajuda do professos Josias Monteiro, fundou a  sua própria Filarmônica formada por crianças e jovens que deram um show de dedicação e competência durante os dias dos festejos da Ilha, pois além de tocarem nas alvoradas, ainda tocaram em todas as procissões e novenas. Parabéns ao professor Josias e a essas crianças e jovens pelo brilhante trabalho realizado.
A Irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos, na pessoa do  Provedor, Sr. Gerson  Behrmann parabeniza a toda a comunidade pela execução dessa brilhante festa e agradece a todos que colaboraram na restauração da Igreja.
“ De sua plenitude todos nós recebemos, graça por graça”.
                                                                                  Jo 1,16



 
© Copyright 2010-2014 ASCOFI ® Todos os direitos reservados | by TNB